Eflúvio Telógeno

É caracterizado por um distúrbio no ciclo capilar que causa aumento da queda diária dos cabelos, acometendo mais frequentemente as mulheres. 

No ciclo capilar normal, aproximadamente 90% dos fios estão na fase de crescimento (fase anágena) e cerca de 10% a 15% dos cabelos estão na fase telógena ou fase de queda. Sendo assim, é normal cair de 100 a 150 fios de cabelo por dia.    

Se há uma alteração do ciclo capilar e mais de 20% dos fios do couro cabeludo estão na fase de queda (fase telógena), estaremos diante de um eflúvio telógeno, o qual é subdividido em agudo e crônico, de acordo com o tempo de duração da queda capilar. Associado à queda excessiva dos fios, pode haver aumento na sensibilidade, coceira e/ou dor no couro cabeludo. 

Dentre as causas mais associadas ao eflúvio telógeno agudo (ETA) estão: pós-parto, infeções (ex.: COVID-19, dengue…), estresse emocional, febre, cirurgias, dietas restritivas, perda importante de peso e medicações. A causa do ETA geralmente ocorre 3 meses antes da queda intensa do cabelo. 

Algumas pessoas apresentam queda capilar excessiva por mais de 6 meses, o que caracteriza o eflúvio telógeno crônico.

Compartilhar