Alopecia Androgenética (Calvície)

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é a principal causa de queda de cabelos nos homens e nas mulheres.    

Como o próprio nome diz, ela tem origem genética e hormonal (hormônios androgênicos), pode se desenvolver desde a adolescência, porém sua incidência aumenta com o passar da idade. Alguns fatores podem acelerar o processo de queda, como a suplementação de hormônios masculinos.   

Ao longo do tempo, os fios vão se tornando mais finos e ralos, processo chamado de miniaturização. Nos homens, geralmente se inicia na região frontal (entradas) e no vértex (coroa), e posteriormente evolui para a região central do couro cabeludo. Já nas mulheres, há um padrão de diminuição da densidade capilar mais difuso, notado como: alargamento da risca central do cabelo, perda do volume, afinamento do rabo de cavalo e visibilidade do couro cabeludo.   

Atualmente, alguns tratamentos orais e tópicos estão disponíveis, assim como procedimentos que podem ser realizados para ajudar na terapêutica, como a MMP (microinfusão de medicamentosa na pele), o laser Lavieen, a intradermoterapia capilar e o microagulhamento. 

Compartilhar