O tratamento clínico para as queixas capilares é determinado durante a consulta dermatológica.
Através de uma avaliação clínica completa, em conjunto com o exame do couro cabeludo, será possível definir o melhor tratamento para cada caso de queda de cabelo.
O tratamento clínico geralmente consiste em uso de medicações de uso local e oral, os quais serão prescritos de forma individualizada para cada paciente.
Tratamentos Capilares
Imunoterapia de contato
A imunoterapia de contato é o tratamento indicado no tratamento de casos avançados de alopecia areata. A técnica é realizada por meio da aplicação de substâncias que vão desmobilizar as células de defesa que estão atacando os folículos pilosos. O objetivo é melhorar a resposta imune e reduzir a inflamação provocada pela doença autoimune.
Intradermoterapia capilar
Também chamada de mesoterapia, a intradermoterapia é um procedimento que utiliza finas agulhas para aplicar medicamentos e ativos diretamente no couro cabeludo, para estimular a nutrição e o crescimento de novos fios.
A principal indicação da intradermoterapia é a alopecia androgenética, mas o tratamento também pode ser um aliado em outras causas de queda capilar.
Microagulhamento capilar
O microagulhamento é feito por meio de microagulhas que deslizam pelo couro cabeludo e desencadeiam um processo de liberação de fatores de crescimento, fundamentais para estimular o crescimento de novos fios.
Associada à técnica, pode ser feito o drug delivery, que aproveita os canais abertos pelo microagulhamento para inserir medicamentos e ativos diretamente no couro cabeludo.
MMP® capilar
Tratamento de grande importância na queda de cabelo e na recuperação de alguns tipos de alopecia, o MMP é a técnica que consiste na micro infusão de medicamentos no couro cabeludo.
Através de um aparelho com microagulhas, os princípios ativos escolhidos, de acordo com a necessidade de cada paciente, são injetados em pequenas doses, de forma controlada e precisa diretamente no local afetado. Isso tudo com pouquíssimo sangramento e dor.
Sendo assim, há ação local das drogas que estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios.
A fotobioestimulação geralmente é associada a técnica e otimiza os resultados.
O procedimento exige ser realizado por médico dermatologista habilitado e o uso de drogas estéreis adequadas à cada caso.
Fotobioestimulação
A fotobioestimulação, também conhecida como: Low Level Laser Therapy (LLLT) é uma terapia que usa a tecnologia do laser díodo de baixa potência para aumentar o volume capilar, além de estimular e aumentar a fase de crescimento do cabelo.
Esse tratamento tem ação anti-inflamatória e vasodilatadora, aumentando o fluxo de oxigênio e o aporte de nutrientes ao folículo capilar, sendo indicado portanto para tratar diversos tipos de alopecias.
Corticoterapia intralesional
Também conhecida como infiltração intralesional, a corticoterapia intralesional se caracteriza pela aplicação do medicamento diretamente na área do couro cabeludo afetado pela doença, o que torna o tratamento mais rápido e eficaz.
É indicado para tratar doenças de origem inflamatória, como a alopecia areata, e para alguns tipos de alopecias cicatriciais. O objetivo é interromper a queda e dar início à repilação.